Início

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Outubro

Mês em que comemoro datas importantes:

1st à Aniversário;
15th à Dia do Professor;
16th à Aniversário de Batismo;
31th à Reforma Protestante; e, é sobre ela que quero fala-lhes hoje.
  
Obviamente, não sou grande entendedora ou estudante sobre o tema, porém gosto de falar do pouco que sei.
No semestre passado, estudei um pouco sobre a criação da Imprensa, que auxiliou muito na divulgação mais ampla da Bíblia.
Li, a respeito da Reforma Protestante, no site Pão Diário que “um de seus pontos mais importantes foi a luta do monge alemão, Martinho Lutero, para que todos tivessem acesso à leitura da Bíblia, sem a necessidade de intermediários. [...]”.
Particularmente, acredito que tanto esse Movimento Reformador do século XVI, quanto a criação da Imprensa são ferramentas utilizadas pelo próprio Deus, para que hoje nós pudéssemos ter acesso ao Evangelho. Não que estes sejam os motivos isolados de conhecermos a Palavra, mas foram meios para que isso ocorresse.
Infelizmente, há o seguinte fato: no mesmo dia em que comemoramos a Reforma Protestante, criou-se o halloween. Pesquisando, encontrei a seguinte informação: “O Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800”. Interessante, não? Criado em meados de 1500... Entende o que quero dizer? Penso que essa data (viral) veio para cobrir o real motivo de festejo do dia 31 de Outubro.
Não nos deixemos ser enganados. Este ano comemoraremos 500 anos desse Movimento fundamental!

Comemore e seja grato, mas também lembre-se da sua missão de continuar a propagação da Boa Nova, do Evangelho, da Palavra que liberta e preenche o vazio de todos os seres humanos!
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Princesas

            Na mesma semana em que participei de uma vigília para jovens meninas, com o tema “Princesas” assisti ao filme “Cinderela”; passados os dois momentos, veio-me uma reflexão sobre o tema e gostaria de partilhar com vocês.
            Primeiramente, gostaria de deixar explícito que não estou misturando a Disney com a Bíblia, somente uni os acontecimentos e disso, tirei uma reflexão.
            Pois bem, comecei a analisar que é exatamente como um príncipe (educado, carinhoso, atencioso, amoroso, insistente, dentre outras qualidades) em contos de fada, o nosso Senhor Jesus é para nós na realidade. Enquanto satanás quer nos ver escravos dele e do pecado, quer que venhamos o servir, quer nos pisar e nos impedir até mesmo de sonhar, JESUS está sempre indo atrás de nós.



            Interessante ressaltar que, neste filme, o príncipe se encontra duas vezes com Ella sem saber, se quer, o seu nome; mas, por amar aquela bela moça, ele insiste, vai atrás, sempre questionando “quem é você?”. Agora pense: Jesus sabe quem nós somos, mas às vezes Ele está assim também, vindo nos procurar e nos questionar sobre quem somos. Será que não estamos precisando abrir o nosso coração para Ele? Estes dias, meu Pr. dizia algo sobre isso: “As pessoas hoje contam toda sua vida no feed do facebook, chamam a tia, a mãe, a vó no whatsapp e contam mais ainda sendo que, essas pessoas não lhes podem ajudar, somente lamentar junto.” então, porque não contar para aquEle que tem como e pode nos ajudar?
            Adiante, quero falar sobre o temor, no sentido de respeito mesmo, a formalidade com que, no caso do filme, Cinderela trata o príncipe. Ela não o conhecia bem, mas por ser uma autoridade o respeitara. Por um longo espaço de tempo, fiquei pensando sobre quando, ao final de uma dança, ou simplesmente quando encontra com ele, ela se curva... acho tão lindo! É uma forma única de expressar tamanha autoridade aquela pessoa representa e, mostra o quanto se respeita à mesma. Quando recém conhecemos a Cristo temos um temor, e tremor, um respeito, um cuidado ao falar com Jesus, porque perder isto? É tão bonito mostrar à Ele a Sua importância na nossa vida e, com certeza, isso agrada muito Seu coração. 



         Por conseguinte, venho dizer que também me peguei pensando sobre o brilho de uma princesa. Sim, o BRILHO de uma PRINCESA! Isso não pode lhe causar tanta estranheza, pois com certeza se nota o sorriso, a delicadeza, a ternura num filme desses. E, diga-me: porque não, trazer isto também para a realidade? Uma princesa, uma jovem que pertence ao Senhor Jesus, que faz parte da Igreja, que é a Noiva do Senhor, precisa ter distinção das demais meninas. Ela precisa ter este “BRILHO”, que em Fp 2.15 (NVI) descrito está: “para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual VOCÊS BRILHAM COMO ESTRELAS NO UNIVERSO”. Veja que lindo: no meio dessa geração com a mente tão deturpada, com os conceitos e fundamentos tão distorcidos, a Princesa do Senhor deve se manter fiel à Sua palavra, aos Seus mandamentos, ao que da boca do REI procedeu.


Que o Senhor Jesus nos ajude a sermos exatamente como o Seu coração nos deseja! Beijos à todas as Princesas do Rei Jesus. 

sábado, 18 de março de 2017

Do que temos dependido?

         A vida cristã é completamente feita de escolhas.
Temos de todos os dias optar entre o que é daqui e o que é da nossa verdadeira Pátria.
         Temos de todos os dias nos esforçarmos para abrirmos mão de algo daqui para buscarmos algo de Lá.
         Sim! Minha vida é feita de escolhas que doem o coração muitas vezes.
         Eu poderia me doar 99% aos estudos para me formar mais rápido e, atuar em minha profissão mais rápido, para ganhar dinheiro e, buscar mais conhecimento e formação aqui... e talvez, o nosso coração está mais nessas coisas.
         Mas muitas  vezes eu preciso abrir mão de programas de lazer, de estudo, de entretenimento, para buscar o que é Eterno.
         O buscar as coisas passageiras é mais fácil... porém, logo tudo se esvai. O buscar as coisas Eternas pode ser mais difícil e exigir mais o negar a mim mesma, mas o que hoje busco crendo, e não vendo, em breve verei, terei e viverei Pra Sempre.
Agora, analise comigo a letra desse refrão (clique aqui para ser redirecionado ao vídeo desta canção):


"[...] Sustentados por cada Palavra que tu disses

E isso não será abalado

Agarrados pela vida à todas as Tuas promessas

Sustendados por cada Palavra que dizes

Isto permanecerá

E a minha alma dependerá de cada Palavra que dirás".



         Esse refrão me levou à seguinte reflexão: todo aquele que caminha com Cristo, trilha um bom (porque está com Cristo) caminho. E, quando este olha para o caminho já trilhado, deve pensar, como Samuel: "Até aqui nos ajudou/SUSTENTOU o Senhor" (I Sm 7.12). Ou seja, só cheguamos até aqui porque Cristo tem nos dirigido, tem nos dado as Palavras dEle como direção e temos nos baseado, a nossa sustentação é esta Sua Palavra. Assim como a Igreja edificada sobre a rocha, o cristão sustentado pela Palavra, não será abalado.
         Mais a frente, vejamos: o verbo "dizer", agora está no presente; isto é, aquele que segue a Jesus Cristo, não vive das experiências que teve com Deus no passado, mas procura no hoje ter essa comunhão com Ele. Logo, este, sustenta-se para viver todos os seus dias, pela Palavra que se renova, pelo veredito que o Senhor der.
         Findando a letra do refrão: não temos como nos sustentar em algo que ainda não conhecemos, mas podemos depender disto. Quero dizer, podemos colocar como sentido de nossa vida "não dar nenhum passo, ou tomar quaisquer decisões sem OUVIR o que Deus realmente deseja": isso é DEPENDÊNCIA e, é disso que precisamos.
O Senhor mesmo diz, em Jeremias 29.11: "Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança". Ele sabe o que ocorrerá à frente, é Ele, e somente Ele, que tem a visão do futuro. Por isso, precisamos depender do que Ele dirá, para que vivamos os planos de paz do Senhor.
         Espero que, possamos renovar a nossa mente (Rm 12.2) e nos sustentar no que já nos foi dito (ontem e hoje), e que esperemos sempre a aprovação (ou não) de Deus para o que faremos no tempo vindouro. 


quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Quão grande é o Teu amor



13 Sobre ela visitarei os dias de Baal, nos quais lhe queimou incenso, e se adornou com as suas arrecadas e as suas jóias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o SENHOR.
14 Portanto, Eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.
15 Ali ela cantará, como nos dias da sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.
16 Naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; não me chamarás mais: Meu mestre.
17 Da sua boca tirarei os nomes dos baalins, e os seus nomes não virão mais em memória.
19 Desposar-te-ei comigo para sempre;

(Os 2.13, 14, 15b, 16, 17, 19 a + Tg 4.5)

O livro todo de Oséias trata sobre amor.
Um Amor não recíproco. Um Amor, digamos, sacrifical.
Um Amor que ama alguém que não lhe corresponde, simplesmente por amar. Amor este que, considera que alguém, não merecedor, deixe de ser chamado “não amado”. É um Amor verdadeiro!
Um Amor que é capaz de levar a pessoa mais dura e seca de coração, a se constranger com tamanha compaixão e misericórdia que traz consigo, a ponto de se tornar recíproco. É o Amor que ama mesmo!
 É um Amor que também transforma. Que mostra os defeitos, tenta os corrigir inúmeras e incontáveis vezes, até que a pessoa amada se dobre e seja mudada. É um Amor insistente!
Amor que atrai para um lugar de silêncio, e ali fala ao coração. Amor que sente ciúmes, pois não há amor fora dEle. É um Amor imutável e constante!
Amor que segue amando aquele que Lhe conhece mas dEle se esqueceu. Amor que não espera ser amado.
Amor que purifica e limpa, como modo de aperfeiçoamento para passar a Eternidade ao Seu lado.
E como dica de louvor relacionado ao Amor (a Trindade: Pai [DEUS], Filho [JESUS] e Espírito Santo), deixo uma canção da Hillsong, chamada "Contemple (Então minh'alma Canta, quão grande é o Teu amor).

*Há a opção de tradução da letra em sites como LETRAS.

sábado, 7 de janeiro de 2017

Por Casualidade


Olá!

         Este é um recomeço do blog, que já levou nomes como "Blog da Fran" e "Virtuosas", mas que agora, em um tempo diferente, chama-se "Por Casualidade".

         Alguns (poucos) amigos sabem do meu amor por escrever, e durante os três anos com o blog desativado, inúmeras vezes eu quis escrever nele. Deus sabe o porque não aconteceu.
         Mas enfim, quero dizer que (com certeza com muita alegria) volto a escrever em meu blog exatamente com o propósito pelo qual ele é chamado: POR CASUALIDADE
         Entendi que não preciso achar o que dizer só porque tenho um blog, isso é um lazer e não um trabalho ou obrigação. Portanto, quando surgir um assunto, um entendimento bíblico, ou quaisquer outro tema diversificado, que eu queira partilhar, farei uso desta ferramenta. 
        Faço vários posts nas redes sociais, mas textos grandes geralmente não são lidos nas redes sociais. Então, agora os trarei para cá, assim somente quem tem interesse pelo assunto acessará.
      E o legal, é que aqui não se contam "likes", "amei", "gostei", "haha", ou outros, mas simplesmente, leitores. 
        *A caixa para comentários segue pública, justamente para que façam suas considerações, ou também o que pensam sobre e a respeito do que escreverei. 

        É com certeza algo meramente simples, e que seja uma ferramenta de crescimento para todos nós.